Educação e seus fundamentos antropológicos: origens históricas e desenvolvimento. Cultura e seus componentes: conhecimentos, crenças, valores, normas e símbolos. Relativismo cultural e etnocentrismo. Conceitos de raça e etnia e suas implicações teóricas e metodológicas. Identidade, diferença, alteridade e multiculturalidade. Diversidade cultural e religiosa e suas representações no processo educacional. Educação antropológica e pesquisa etnográfica.

Carga Horária: 80h

Etapas da evolução histórica da profissão. Contextualização da profissão dentro da área da saúde a nível regional, nacional e mundial. Áreas de atuação e tendências da profissão. Código de ética da profissão.
Carga horária: 80h.

Breve histórico: a cartografia do conhecimento. O seminário. Possibilidades metodológicas para a realização de pesquisas científicas. Métodos, técnicas e instrumentos de coleta e análise. Princípios básicos para a elaboração da produção científica. A internet como fonte de pesquisa. Normas da ABNT. Processo e estruturação da pesquisa.

Carga Horária: 80h

Histórico da saúde pública no Brasil: organização dos serviços de saúde e políticas de saúde, com destaque para as ações de planejamento, educação em saúde e vigilância à saúde. Introdução à vigilância em saúde pública como proposta da conjuntura atual. Modalidades de vigilância em saúde: vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e saúde do trabalhador e vigilância ambiental. Conceito e inter-relações entre as ações de vigilância.

Carga horária: 80h