Conceitos e etapas do processo de sistematização da assistência de enfermagem. Estabelecimentos de relações entre as bases teóricas do cuidado e o conhecimento. Teorias de enfermagem. Histórico, diagnóstico, evolução e prescrição de enfermagem. Modelos de sistematização do cuidado em enfermagem. Métodos de avaliação da sistematização da assistência de enfermagem.

Técnicas básicas do cuidado em enfermagem. Técnicas para realização de curativos. Técnicas para aplicação de medicação. Oxigenoterapia. Cálculo de gotejamento. Eliminações urinárias e intestinais.

Carga horária: 80h

Indicadores da saúde da população brasileira. Diferentes visões de saúde e doença subjacentes às políticas e programas de intervenção de saúde vigentes. Princípios e pressupostos do método dialético enquanto referencial teórico-metodológico para intervenção em saúde coletiva. Evolução da saúde pública no Brasil e no Ceará. Estudo da Prevenção e Promoção da Saúde, fundamentando e ampliando o papel dos profissionais da saúde como facilitadores e promotores da saúde comunitária. Indicadores da saúde da população brasileira.

Carga Horária: 60h


Histórico da saúde pública no Brasil: organização dos serviços de saúde e políticas de saúde, com destaque para as ações de planejamento, educação em saúde e vigilância à saúde. Introdução à vigilância em saúde pública como proposta da conjuntura atual. Modalidades de vigilância em saúde: vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e saúde do trabalhador e vigilância ambiental. Conceito e inter-relações entre as ações de vigilância.

Carga horária: 80h

Significado, objeto, âmbito e desenvolvimento da sociologia e da antropologia. Antropologia jurídica, sociologia jurídica e sua relação com a prática do direito. Paradigmas do pensamento social. Indivíduo, cultura e sociedade. Diversidade cultural e direito. A função das ciências sociais e a eficácia do direito. Pluralismo jurídico e papel das normas jurídicas. Etnicidade, alteridade e tolerância. Conflitos, integração e mudanças sociais. A sociologia dos tribunais e a democratização da justiça. A antropologia e a sociologia em diálogo com o direito. A democratização da justiça. A perícia antropológica no exercício do direito.

Carga horária: 80h

Fundamentos sobre os aspectos epidemiológicos, preventivos, fisiopatológicos e terapêuticos das doenças mais prevalentes em nosso meio. Assistência de enfermagem aos adultos com afecções agudas e crônicas em diferentes especialidades, principalmente em seus aspectos educativos, preventivos e de controle das doenças.

Carga horária: 80h